Biblioteca MariaLab

O conhecimento feminista e de tecnologia precisa ser acessível a todes.

Nesta página você encontra conteúdos livres e compartilháveis para fortalecer debates feministas e sobre tecnologia.
Todo o site de MariaLab está com licença Creative Commons, esteja livre para republicar com os devidos créditos.

Cuidados digitais e filantropia: achados e recomendações básicas

A temática dos cuidados digitais está cada vez mais presente entre organizações e movimentos da sociedade civil brasileira. Nesse cenário, quais são as barreiras e quais os caminhos possíveis de serem trilhados no sentido da incorporação de práticas de cuidados digitais no cotidiano desses grupos? Quais campos e agentes se fazem presentes nesse processo? Qual o papel da filantropia diante desse contexto?

São estas inquietações que se apresentam quando se busca refletir sobre o ecossistema dos cuidados digitais hoje no Brasil. E foi a partir dessas questões que esta pesquisa foi desenvolvida, no esforço de tatear e dar contornos preliminares aos desafios postos, e de imaginar caminhos possíveis. Esta pesquisa é inicialmente destinada (e traz recomendações específicas) a organizações filantrópicas atuantes no Brasil, entendendo que ocupam um lugar importante para o impulsionamento dos debates e possuem recursos estratégicos para a consolidação de uma cultura de cuidados digitais no campo dos Direitos Humanos. Os achados apresentados aqui, no entanto, podem ser úteis para pensar e repensar as dinâmicas existentes na encruzilhada entre as tecnologias e as lutas por justiça social e, nesse sentido, esta pesquisa é também destinada a todas as pessoas que se interessam ou que compõem esse ecossistema.

“Cuidados digitais e filantropia” foi desenvolvido pelas pesquisadoras Foz e Amarela com o apoio da FASE – Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional e da Fundação Mozilla através do programa “Tech and Society Fellowship”.

Pesquisa e Redação: Amarela e Foz
Revisão: Alexandre Silva
Design: Camila Moritugui
Produção Editorial: Rúbia Pella

Guia de proteção para defensoras e defensores de direitos humanos

2º edição do “Guia de Proteção para Defensoras e Defensores de Direitos Humanos” elaborado pela Justiça Global.
A publicação visa colaborar na construção de estratégias de proteção, fomentando oficinas coletivas com defensoras e defensores de direitos humanos (DDHs), movimentos sociais e organizações da sociedade civil.

Realização: Justiça Global
Autores: Alice De Marchi, Antonio Neto, Daniele Duarte, Glaucia Marinho,
Melisanda Trentin, Rafael Dias e Sandra Carvalho
Revisão: Carolina De Marchi
Projeto gráfico e diagramação: Rachel Gepp

A Autonomia tecnológica como uma constelação de experiências

Guia para a criação e implementação coletiva de programas de formação para promotoras e promotores técnicos comunitários.

Esta publicação única fornece recursos para a implementação participativa de iniciativas de treinamento, tendo como base diversas experiências e conhecimentos de comunidades de todo o mundo. De recomendações práticas até reflexões sobre como aprender e valorizar os diversos valores e princípios das comunidades – a constelação – o guia oferece uma importante contribuição às pessoas, organizações e comunidades que consideram as atividades de treinamento conjunto como um passo essencial no desenvolvimento processos de comunicação e telecomunicações dentro de seus territórios ou regiões, especialmente em relação às redes comunitárias.

Coordenação de publicação: Carlos F. Baca-Feldman
Colaboradoras: Daniela Bello López, Alejandra Carrillo Olano, Daniela Parra Hinojosa e Alma Patricia Soto Sánchez
Fotografias interiores: Itzel Muñoz Mora, Daniela Parra Hinojosa, Karla Velasco Ramos e Rhizomatica
Projeto gráfico: Mónica Parra Hinojosa
Tradutores: Laura Valente e Daniel Lühmann

Realização: APC, UKaid, Rhizomatica, Techiocomunitario, CITSAC, Redes por la Diversidad, Equidad y Sustentabilidade A.C. e Rede de Comunicadores Boca de Polen.

Fique segura no WhatsApp

Em parceria com CFEMEA, desenvolvemos alguns conteúdos de segurança geral para WhatsApp, vídeo pensado para compartilhar com todes. Confira!

Confirmação em duas etapas no WhatsApp:

Conteúdos sobre o BigBlueButton

BigBlueButton é uma plataforma perfeita para suas palestras e aulas. Estável, permite gravação, divisão em salas, exibição de vídeo externo e notas compartilhadas. Uma ótima alternativa ao Zoom!
Pensando na importância de disseminação de informações sobre a ferramenta, nós produzimos uma série de conteúdos informativos com apoio do CFEMEA. Confira abaixo

Pequeno Guia em PDF para uso do BBB.

Dicas básicas sobre o uso da ferramenta.

Como resolver pequenos problemas no BBB

GIF para mobilizar todes a usar o BBB.

Infográfico com as principais informações sobre o BigBlueButton

Conteúdos sobre o Jitsi

A ferramenta Jitsi é ideal para reuniões simples para até 30 pessoas, com compartilhamento de tela e vídeos externos. Nós produzimos uma série de conteúdos informativos com apoio do CFEMEA.

Jitsi no celular

Dicas para melhorar o uso do Jitsi

GIF para mobilizar todes a usar o JITSI.

Barricadas, estratégias e coletividade:
Uma cartilha de segurança digital para organizações

Consideramos importante que o conhecimento para a segurança organizacional seja mais acessível e didático e que os relatos de casos reais ajudem a sensibilizar sobre o tema.Este material está dividido em duas partes. Começamos com uma análise do impacto de ataques digitais do tipo ‘Ransomware’ em organizações brasileiras. Depois abordamos a segurança organizacional em tópicos, trazendo recomendações para apoiar na adoção de protocolos e boas práticas

Texto e pesquisa: Fer Shira e Carla Jancz
Diagramação: Thais Jussim
Revisão: Patricia Cornils
Infográficos: Tatiane da Costa Carvalho
Recursos gráficos: Freepik.com e The Noun Project

Realização: MariaLab, ELO e Brot Für Die Welt

Infográficos síntese da Cartilha Barricadas, estratégias e coletividade.

Nós desenvolvemos em parceria com a ELO Ligação e Organização um conjunto de infográficos que sintetizam tópicos importantes da cartilha para vocês mandarem por WhatsApp, Telegram, Signal e e-mail para todes!

  1. A internet e as infraestruturas digitas.

Neste falamos sobre o imenso caminho que nossas informações percorrem e como é importante pensar de forma estratégica em como e para quem estamos dando nossas informações. Baixe o infográfico aqui:

2. Seus equipamentos estão recebendo os cuidados que merecem?

Abordamos três pilares importantes para seus equipamentos: backup, criptografia de disco e antivírus!

3. Senhas: proteja suas contas desde a porta da frente.

Dicas importantes sobre como construir senhas seguras e dicas para WhatsApp para convencer todes que é possível ter mais segurança!

4. Cuidados com o celular.

Celulares carregam muitas informações valiosas. Como cuidar deles?

5. Comunique-se com segurança!

E-mails seguros, mensageiros que visam sua privacidades, videoconferência com criptografia e armazenamento seguro. É disso que este infográfico se trata!

6. Proteja-se de ransomware.

Nos últimos anos nos deparamos com muitos ataques de ransomware, um programa malicioso que infecta seu computador bloqueando o acesso aos arquivos através de criptografia. Saiba como se proteger!

7. Servidores e nuvens

Informações básicas de proteção de servidores e cuidados ao escolher uma nuvem para armazenamento de dados.

Guia prática de estratégias e táticas para a segurança digital feminista.

Esta Guia tem o objetivo de proporcionar às mulheres maior autonomia e segurança na internet, apresentando estratégias e táticas de defesa digital para feministas. Os conteúdos são dirigidos para o público de mulheres da América Latina e foram elaborados considerando diferentes mulheres: negras, trans, lésbicas, ativistas/militantes de movimentos organizados de mulheres ou que atuam individualmente na rede, sendo de periferias urbanas, rurais, com distintos níveis de acesso à tecnologia nas suas abordagens.

Coordenação geral: Jelena Dordevic e Fernanda Shirakawa
Textos: Fernanda Shirakawa, Fernanda Monteiro e Larissa Santiago
Revisão e edição: Cristina Lima
Contribuições: Priscilla Britto, Joana Varon e Carla Jancz (revisão)
Projeto gráfico e visual: Maria Rita Casagrande
Realização: Centro Feminista de Estudos e Assessoria – CFEMEA e Universidade Livre Feminista, em parceria com Blogueiras Negras e Marialab.
Apoio: Oak Foundation e Ford Foundation

Eleições e internet

Guia para proteção de direitos nas campanhas eleitorais

Coalização direitos na rede

Cartilha realizada com base em documentos de trabalho do GT de Eleições da Coalizão Direitos na Rede e em materiais de oficinas da Rede Transfeminista de Cuidados Digitais para orientar candidaturas em suas campanhas na Internet.


Autoras Ladyane Souza (#MeRepresenta)Joana Varon (Coding Rights)
Assistente Editorial Thayná Yaredy (#MeRepresenta)
Revisão Evorah Cardoso (#MeRepresenta)VioletaOlívia Bandeira, Bia Barbosa e Maria Mello (Intervozes)
Ilustração e Diagramação Clarote (Coding Rights)

Pesquisadores dos documentos de trabalho do GT de EleiçõesViolência Política e de Gênero: Evorah Cardoso, Joana Varon e Maria Luiza Freire Mercês
Proteção de Dados: Francisco Brito Cruz e Heloisa MassaroDesinformação: Olívia Bandeira e Maria Mello

Uma iniciativa da Coalizão Direitos na Rede
Execução Coding Rights e #MeRepresenta

Como documentar casos de violência de gênero na Internet de forma empática e segura?

Um guia prático baseado na difusão de material íntimo sem consentimento.

Este guia prático nasce para facilitar recursos às organizações da sociedade civil, ativistas, incluindo agências governamentais que estejam atendendo casos de violência de gênero online e necessitam de uma orientação concreta para documentar de forma segura o acompanhamento que se faz às sobreviventes em seu processo de denúncia.

Este documento é uma iniciativa de Acoso.Online

Pesquisa e texto: Constanza Figueroa e Steffania Paola Costa di Albanez
Edição: Paz Peña e Ciberseguras
Design Gráfico: Constanza Figueroa
Tradução espanhol – português: Yasmin Adorno