O cenário das ameaças digitais: Brasil

Relatório preparado pela equipe de Liberdade e Resiliência na Internet da Internews seguindo um fluxo de trabalho que fortalece a capacidade de organizações da sociedade civil (OSC), jornalistas e outros defensores dos direitos humanos (DDH) de detectar, analisar e criar resiliência a ataques digitais por meio de expertise focada em análise de ameaças e resposta a incidentes.

O relatório tem como objetivo fornecer uma visão geral das ameaças digitais enfrentadas pela sociedade civil e pela mídia no Brasil, bem como orientar os especialistas em segurança digital que apoiam essa comunidade. Apresenta um contexto para o setor de segurança cibernética, o qual pode precisar analisar incidentes de segurança que afetem a sociedade civil e os jornalistas brasileiros.

Redigido em estreita colaboração com a MariaLab, o relatório agrega dados do trabalho de resposta a incidentes e documenta padrões de ataque específicos do Brasil. As ameaças, as tendências e os estudos de caso destacados foram identificados por meio de apoio direto à segurança digital para comunidades em risco (fornecido pela Internews e MariaLab), pesquisa documental e conversas com membros de confiança da comunidade Internet Freedom.

Escrito e editado: Martijn Grooten, Ashley Fowler, Marc Shaffer e Skyler Sallick
Revisão, design e layout: Skyler Sallick
Colaboração: MariaLab e Internews