Código de Conduta para eventos na MariaLab

Queremos que nossa casa seja um espaço seguro de acolhimento, diversidade e troca. Consideramos fundamental que todas as pessoas se sintam à vontade para compartilharem seus trabalhos e opiniões. Por isso, em nossas atividades buscamos promover o respeito, a inclusão, o diálogo, a aprendizagem compartilhada e a colaboração. Por prezarmos pela segurança, o endereço da espaça não deve ser publicado em canais abertos, tais como redes sociais.

Adotamos este Código de Conduta que visa proporcionar uma experiência segura e agradável com ampla e diversa participação, independentemente de gênero, condição física, cognitiva ou socioeconômica, orientação sexual, aparência, raça, etnia e religião (ou ateísmo). Não toleramos toda e qualquer prática de machismo, homofobia, transfobia, misoginia, lesbofobia, psicofobia, capacitismo, xenofobia e racismo.

É requisitado a todas as pessoas que participam, palestram e são voluntárias em eventos organizados ou sediados em nossa espaça que concordem com este código de conduta. Durante o evento, esperamos a cooperação de todas as participantes para promovermos um ambiente seguro.

Não são aceitáveis a criação, exibição e compartilhamento de imagens ofensivas ou que exponham a privacidade de outra pessoa; a intimidação deliberada; a perseguição on-line ou off-line; a fotografia ou filmagem não-consentida; as interrupções constantes de fala; o contato físico inapropriado e a atenção sexual não-desejada e consentida.

As pessoas cujo comportamento infrinja essas regras serão advertidas uma única vez e devem imediatamente cessar as práticas ofensivas e se retratarem. A violação destas condições resultará na retirada do evento.

Se você passou por alguma situação de assédio ou discriminação, entre em contato com a organização do evento e com alguma representante da MariaLab e exponha o ocorrido.

Se você presenciou alguma destas situações com outras pessoas, intervenha ou fale com a organização. Não seja conivente com práticas de violência!

A organização tomará as medidas necessárias para impedir que os assédios ou discriminações se repitam.

Recomendações

  • Use linguagem acolhedora e inclusiva. Não se dirija a outras pessoas de forma degradante ou que possa intimidá-las.
  • Tenha cuidado com as palavras. Comentários e piadas ofensivas não são aceitáveis. Esteja atenta à maneira como as palavras que você escolhe podem afetar as outras pessoas.
  • Todas as pessoas devem ter a oportunidade de serem ouvidas. Não interrompa a fala de outras participantes e faça comentários sucintos de modo a permitir o envolvimento de todas.
  • Nenhum tipo de assédio será tolerado, seja físico, moral ou sexual.
  • Toda interação deve ocorrer a partir do consentimento entre as partes. Saiba que o consentimento é explícito, consciente e contínuo – não está implícito. Se você não tem certeza se o seu comportamento em relação a outra pessoa é bem-vindo, pergunte. Se alguém lhe disser para parar, pare!
  • Respeite a privacidade. Durante o evento, antes de fotografar, filmar ou gravar áudios, pergunte se todas estão de acordo e se há restrições em divulgar esses materiais audiovisuais.

* Voluntárias da MariaLab, devidamente instruídas e identificadas, poderão fazer fotos, vídeos e gravações de áudio para a divulgação e documentação do evento. De qualquer forma, as participantes serão consultadas sobre qualquer tipo de restrição ou desacordo, e as imagens, sempre que possível, devem evitar a identificação das pessoas.

  • Tenha cuidado com a segurança individual e coletiva. Não faça check in em aplicativos que revelem a localização da espaça e nem marque pessoas em fotos e vídeos nas redes sociais. Também fica proibida a criação de eventos públicos em sites (como Facebook, Instagram ou Google) fornecendo informações sobre o local e as atividades que acontecem na espaça sem prévia autorização do núcleo de coordenação da MariaLab.

Segurança para o uso do espaço

  • Respeite os espaços delimitados para sua atividade.
  • Cuide da presença de estranhos ou pessoas não autorizadas em quaisquer atividades internas ou externas organizadas na espaça da Marialab. As participações em atividades serão autorizadas mediante inscrição prévia e confirmadas através de contato por e-mail. No dia do evento haverá a checagem em lista de presença.
  • A MariaLab realiza contatos exclusivamente por e-mail. Não aceitamos ou confirmamos inscrições via redes sociais ou outro meio de comunicação.
  • Estabeleça acordos de confidencialidade e consentimento verbalmente no início de cada encontro. Esses acordos devem incluir as recomendações listadas aqui, mas não se limitam a elas.
  • Deve sempre existir uma comunicação clara e transparente sobre quais dados são coletados em atividades realizadas na espaça, por quem, quando e por que / onde as informações serão usadas.
  • A casa dispõe de acesso à internet sem fio para uso durante as atividades. As instruções e permissões de acesso serão informadas de acordo com cada atividade realizada.
  • Sempre que possível caminhe com mais de uma pessoa até o seu transporte (estações de trem/metrô, ônibus, etc) e evite utilizar celular na calçada em frente à espaça.
  • Esse cuidado deve ser estendido para áreas externas próximas a casa: locais públicos como restaurantes, bares esquinas e ubers não possuem a mesma privacidade de nossa espaça.

Atribuições e créditos

Este Código de Conduta foi inspirado e modificado a partir do Código de Conduta da Cryptorave (https://cryptorave.org), Citizen Lab (https://citizenlab.ca/) e ThoughtWorks (https://www.thoughtworks.com/).