Autocuidado durante a pandemia

Manter a calma nesse momento não é fácil, mas algumas dicas podem ajudar

1. Colocar as palmas das mãos sobre o centro do peito, uma sobre a outra. Inspira bem fundo pelo nariz enquanto faz uma massagem circular no peito e ao soltar o ar pela boca desce as mãos até abaixo do umbigo. Repete o movimento até acalmar a respiração e os batimentos cardíacos. Para finalizar, faça três respirações com as mãos sobre o ventre. Essa massagem faz descer a energia excessiva e acalma o coração e a mente.

2. Inspirar o ar pelo nariz levantando bem os ombros e soltar de uma vez pela boca soltando ao mesmo tempo que solta os ombros. Após algumas repetições (3 no mínimo, até acalmar), junta as palmas das mão no ventre e massageia circulando o umbigo lentamente, inspirando quando sobe as mãos e soltando o ar pelo nariz quando desce as mãos.

3. Massagem na palma da mão nos pontos C8 e PC8, que podemos localizar quando dobramos os dedos médio e mínimo, sobre a palma – os pontos se encontram onde a ponta destes dedos tocam a palma. Esses pontos acalmam a mente e equilibram ansiedades e depressões. Lembrar sempre de inspirar e expirar profundamente, para acalmar a respiração. Pode soltar o ar pela boca entreaberta.

4. Massagem no ponto IG4, localizado entre o dedão e o dedo indicador conforme ilustração abaixo. Esse ponto trata sintomas na cabeça e face, como dores, inflamações etc. E acalma a mente.

5. Massagem na face interna do punho, nos pontos C7 e PC7, para acalmar a mente, ansiedades e depressões. A massagem pode se estender para a face interna do braço. Também podemos esfregar um punho no outro com força moderada, com algum óleo essencial calmante (ex: lavanda).

6. Para acalmar palpitações massagear a ponta do dedo mínimo e o punho.

“Pentear” os cabelos com as pontas dos dedos, da testa (pode ser desde as sobrancelhas) até a nuca/pescoço, passando principalmente pela linha central da cabeça. Inspira o ar enquanto passa os dedos do início da testa até o topo da cabeça e solta o ar pela boca quando desce do topo da cabeça até a nuca/pescoço. Acalma a mente e faz descer a energia excessiva.

“Beliscar” a base entre as sobrancelhas, massageando o ponto central Yin Yang. Para acalmar mente, dores de cabeça etc.

Para convulsões e sensação de desmaio, pressionar o ponto logo abaixo do nariz, empurrando para cima. Esse ponto recobra a consciência.

Referências:

Técnicas de Automassagem Qi Gong

Guia de segurança digital feminista

Proteção em tempos de COVID19 – Frontline Defenders