Cuidados durante a pandemia: como denunciar uma violência doméstica?

Sabemos que esses tempos de recolhimento não são iguais para todas. Estar em nossas casas nem sempre é estar em segurança.
Mas cumprir a quarentena não significa que precisamos ficar isoladas, podemos construir redes de apoio e confiança mesmo à distância. Então listamos aqui algumas recomendações para mulheres que estão em situação de violência doméstica durante esse período.
Buscar ajuda em situações cotidianas já é muito difícil, em períodos de incertezas e recolhimento parece ainda mais árduo. Mas é extremamente importante que você faça isso se está passando por uma situação agressiva ou de risco. Existem redes de apoio e possibilidades para sua segurança. Você não está sozinha! Lembre-se que sua vida depende disso.

SE VOCÊ ESTÁ PRESENCIANDO OU ESCUTANDO UMA VIOLÊNCIA:

Ligue imediatamente para 190 e peça para fazer uma denúncia. Você pode optar para fazer a denúncia anonimamente se quiser.

SE VOCÊ É A PESSOA VIOLENTADA:

a. Antes de tudo, faça uma lista dos seus contatos de confiança e mantenha as anotações em um papel com você ou em um lugar seguro.

b. Se estiver sofrendo a agressão ou em situação de perigo e quiser pedir ajuda, o contato certo para chamar uma viatura é o da Polícia Militar, discando 190. Caso queira fazer uma denúncia ou receber outras orientações, ligue para o número 180, canal específico para o atendimento em casos de violência contra a mulher.

obs: Caso a agressão já tenha ocorrido e você decida registrar uma denúncia através de boletim de ocorrência, o mais indicado é dirigir-se a uma delegacia da mulher se existir uma em sua cidade. Estes locais estão mais preparados para esse atendimento. Se isto não for possível, vá a delegacia mais próxima. Caso você não tenha como sair de casa, verifique se é possível fazer o registro da sua denúncia no site da polícia civil do seu estado. Alguns estados liberaram esse tipo de denúncia durante a quarentena. Se você sofreu uma agressão física ou sexual, e principalmente se estiver machucada, se for possível procure imediatamente por atendimento médico em uma unidade de Pronto Socorro. 

c. É possível que durante a quarentena existam poucos espaços e lugares privados para que você se comunique com a sua rede de apoio. Caso essa seja a sua situação, combine com pessoas de confiança algumas formas de comunicar uma emergência. Se você tem vizinhas de confiança, pode combinar tipos de comportamento (como pendurar algo na janela), tocar músicas específicas ou palavras-chaves para avisar sobre uma emergência. Combine com seus contatos o que fazer caso você mande um alerta.

d. Se não puder se comunicar por voz, avise-as que você irá mandar mensagens de chat, e que elas devem ficar atentas às notificações.

e. Em caso de perigo do agressor também acessar o seu telefone e visualizar o seu chat, combine previamente com as pessoas de confiança “emojis” específicos para pedir ajuda. Ex: flor = preciso sair de casa, fruta = ele está me agredindo, etc. Depois do envio dessa mensagem de combinação, memorize os códigos ou anote em algum lugar escondido, e apague a mensagem do chat. Evite salvar os contatos de qualquer maneira que possa identificar que está pedindo ajuda como, por exemplo, “advogada”.

f. É importante não deixar traços que possam aumentar a vigilância do seu agressor. Apague fotos, mensagens e histórico de buscas que possam deixar pistas do seu pedido de ajuda.

 g. Acesse redes de apoio através da internet:   

É importante lembrar que em relações abusivas provavelmente estamos sendo vigiadas e muitas vezes nem mesmo nossos celulares estão livres de controle. Por essa razão, juntamos aqui algumas recomendações de comunicação segura e cuidados digitais:

Como verificar se seu agressor está te monitorando:

a. Primeiro, é importante se fazer algumas perguntas: Você ganhou o celular do agressor? Esse celular foi configurado por essa pessoa? A pessoa agressora teve (ou tem) acesso ao seu telefone por um tempo considerável? Em qualquer um desses casos, é indicado que você faça algumas checagens ou, se possível, procure usar outro aparelho, pois o agressor pode ter acesso ao que você faz no celular através da instalação de aplicativos espiões.

Se você suspeita que seu celular está sendo monitorado, o mais seguro é conseguir um novo telefone com uma conta à qual a pessoa abusiva não tem acesso, ou talvez usar o computador para as comunicações.

Para as checagens indicamos os seguintes 5 passos:

i. – Cheque se o seu celular tem um programa espião: Verifique se o seu celular foi colocado em modo ROOT. Aplicativos espiões usam esse modo para monitorar seus passos sem você perceber. Ou seja, com um aplicativo espião é possível acessar tudo do seu celular, desde chats, fotos, localização, escutar chamadas, etc. Para checar recomendamos que você baixe o app ROOT CHECKER no Android através do Play Store para fazer essa verificação.

Se seu celular der positivo para esse acesso, isso é muito perigoso e você deverá seguir para a restauração do sistema (dicas abaixo no item v)

Caso dê negativo é um bom sinal!

ii. Verifique se você tem acesso a conta Google ou Icloud do celular, e se possível mude de senha

iii. Verifique se existem aplicativos de “Find my Phone” instalados em alguma parte do seu celular. Geralmente eles estão dentro dos aplicativos de gerenciamento do celular (Samsung, Nokia, LG). Se encontrar esse app, verifique a conta de acesso a ele e se você não reconhecer a conta, desative o aplicativo, pois ele pode revelar sua localização a pessoa que tem acesso a conta.
Senão sabe como desativar aplicativos no Android, veja esse link e para Iphone veja aqui.

iv. Verifique se entre os aplicativos instalados no seu celular existe algum com a permissão ‘Superuser’. Aplicativos assim têm muito mais controle do que os outros, e podem ser um aplicativo espião ou um vírus. Aqui um link de como fazer isso.

v. Caso encontre algum desses problemas, ou ainda não se sinta segura de utilizar seu celular, siga para o procedimento abaixo. Ele irá voltar a configuração de fábrica do seu celular, apagando todos os programas e configurações feitas nesse aparelho. Cuidado! Esse procedimento também vai apagar todos seus arquivos, por isso recomendamos uma cópia de suas fotos e contatos antes de prosseguir.

  1. Como fazer a cópia de segurança para um computador – https://www.blogtudodicas.com/como-passar-fotos-celular-para-pc.html
  2. Como restaurar o Android para as configurações de fábrica – https://www.apptuts.com.br/tutorial/android/como-restaurar-o-android-as-configuracoes-de-fabrica
  3. Como restaurar o Iphone para as configurações de fábrica – https://support.apple.com/pt-br/HT201252

Como tornar o seu telefone mais seguro?

a. Coloque uma senha de bloqueio em seu telefone, dê preferência a senhas que usem palavras e números juntos (alfanuméricas). Aqui um passo-a-passo de como fazer no Android.

b.Verifique os aplicativos do seu celular. Vá em Configurações > Aplicativos e veja se você sabe o que faz cada um deles. Se você encontrar algum aplicativo que não usa ou não sabe o que é, procure mais informações sobre ele na internet, e se não for um aplicativo do sistema do celular, desinstale o app. Aqui como desinstalar no Android.

c. Caso você não possa colocar senha ou ter privacidade no seu celular por pressão do agressor, é possível instalar um aplicativo de senha para bloquear os demais aplicativos e simular um erro. Esse aplicativo imita um problema no celular caso a pessoa tente entrar nos aplicativos sem a senha. Recomedamos o AppLock.

d. Caso seu agressor veja suas mensagens no celular, recomendamos apagar o histórico das suas mensagens do chat e combinar códigos de comunicação com sua rede de apoio. Lembre-se também que o histórico de buscas e navegação na internet fica registrado no seu celular. Apague esses registros para maior proteção. Para apagar fotos do Whatsapp, vá na galeria de fotos e vídeos do seu celular, selecione e apague da pasta “Whatsapp images” e “Whatsapp Videos”. Para apagar o histórico de navegação no Android siga os seguintes passos.

Como tornar suas redes sociais mais seguras?

a. Não compartilhe senhas com ninguém. Tome cuidado com o que você compartilha on-line, incluindo informações ou fotos de onde você está.

b. Ligue a verificação em duas etapas para impedir que sua conta seja roubada ou clonada. (dessa maneira, sempre que alguém tentar acessar a sua conta, você receberá um código de acesso:

1. WhatsApp
2. Instagram
3. Facebook
4. Telegram
5. Gmail

c. Verifique os dispositivos conectados, acessos não autorizados podem ser uma “clonagem” do seu telefone:               

1. No Whatsapp web (veja em configurações – Whatsapp Web – Dispositivos conectados).
2. No Telegram (vá em Configurações > Dispositivos).
3. Na sua conta Google.
4. No Facebook.               
Se houver dispositivos conectados, selecione “desconectar de todos os dispositivos”.

Como se preparar para sair ou ficar mais segura em casa?

a. Planeje uma fuga em caso de necessidade. Se houver ameaça de violência em casa, tente ir para uma área perto de uma porta que dá acesso às áreas externas.

b. Fique longe de áreas que podem ter armas ou armas circunstanciais (como a cozinha, lugares com ferramentas, cordas ou fogo).

c. Se você tem um telefone, é seguro para você chamar a polícia? Se não, crie códigos por mensagem para acionar a sua rede de apoio rapidamente. Ligue para 190 caso possa acionar a polícia.

d. Há um/a vizinho/a confiável a quem você possa pedir ajuda? Caso afirmativo, você pode criar um sinal ou código com ele/a? Oriente a sua rede de apoio para ligar para a Polícia se você avisar sobre uma emergência.

e. Mantenha uma bolsa pronta com os itens mais importantes de que você pode precisar (dinheiro, documentos, roupas, alimentos de emergência).

f. Se você tiver que deixar a sua casa rapidamente, há um lugar seguro para você ir? Como você conseguiria chegar lá em caso de emergência? 

Como ficar mais segura com seus filhos?

a. Converse com os seus filhos/as o que devem fazer caso presenciem a violência. Se possível, combine com eles os códigos de segurança criados com a sua rede de apoio.

b. Se possível, combine um lugar seguro para eles/as se esconderem em casa. 

c. Selecione pessoas de confiança para quem eles/as possam pedir ajuda.

d. Caso seja possível, explique para eles/as como chamar a polícia.

Como registrar e guardar imagens com segurança?

a. Uma gravação de áudio, uma foto ou um vídeo, ou até mesmo um print da conversa de chat podem ser evidências importantes para acusar o agressor, mas antes de seguir com seu registro pense na sua segurança. Se não sentir que está numa situação insegura, não faça o registro.

b. Os celulares podem ser usados para gravar conversas (áudio), vídeos, fotos e textos. Existem muitos aplicativos que podem ajudar nesse registro e quando usá-los lembre-se de anotar o local, horário e data da ocorrência. Essa informação será útil para a denúncia.

c. Para guardar e proteger informações em seu celular recomendamos o uso dos seguintes aplicativos que ocultam fotos, vídeos e demais arquivos que você escolher. Andrognito para Android e SecurePad para Iphone.

Texto feito em colaboração com Mapa do Acolhimento <3 e Front Line Defenders.

Manter a calma nesse momento não é fácil, mas algumas dicas podem ajudar

Dicas de autocuidado nessa pandemia aqui.

Referências:

Guia de segurança digital feminista

  1 comment for “Cuidados durante a pandemia: como denunciar uma violência doméstica?

Comments are closed.